Como é a trilha para o Pico do Jaraguá – SP?

O Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade de São Paulo e, por este motivo, é um dos destinos mais procurados na capital para os amantes de trekking.

A trilha que leva ao cume é chamada de Trilha do Pai Zé e fica localizada no Parque Estadual do Jaraguá. Com quase 4 km de extensão (ida e volta), a trilha é de nível de dificuldade alto, com subidas íngremes e transposição de pedras grandes.

IMG_4286

A trilha se inicia com um trecho de paralelepípedo até entrar na trilha com Mata Atlântica mais fechada. Em seguida está o Vale dos Palmitos, com várias Palmeiras Juçara (espécie em extinção) e um riacho ao lado.

IMG_4290

Mais à frente, há uma transição da Mata Atlântica mais fechada para o Cerrado. Nesse trecho, a vegetação passa a ser mais baixa, a terra mais seca e a trilha com bastante exposição ao sol.

IMG_0965

Existem alguns trechos com apoio de degraus e sempre subindo, claro… rs. Até chegar no fim da trilha.

IMG_5632
Fim da trilha

Após o fim da trilha finalmente se chega à Estância Turística do Jaraguá, onde tem o mirante do Pico do Papagaio com 1.127m de altitude.

IMG_4287

Mas para chegar realmente no Pico do Jaraguá é preciso subir mais um pouco…

IMG_4289

Após muitos degraus chega-se ao Pico do Jaraguá com 1.135m de altitude e ,então, é só contemplar essa vista linda da capital paulista =)

 

E depois é só fazer o caminho de volta =)

Algumas informações:

  • Nós fizemos a trilha sozinhos e é bem tranquilo;
  • O horário de funcionamento do parque é das 07:00 às 17:00 e da trilha é das 09:00 às 16:00, com entrada gratuita;
  • Utilize protetor solar;
  • Leve bastante água e lanche;
  • No Pico do Papagaio geralmente tem barraquinhas vendendo alguns lanches e água de coco.

17 comentários sobre “Como é a trilha para o Pico do Jaraguá – SP?

  1. Aiiii, sempre falo pro meu marido que quero fazer essa trilha pra conhecer o Pico do Jaraguá. Vejo ele de casa e acho lindo! Adorei as informações… melhor ainda saber que não precisa de guia e que é freee! Vou agitar com ele pra fazermos, quero muito!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Alice

    Então essas antenas que vejo sempre que saio de Sao Paulo têm um nome e são mesmo super procuradas. Acredita que ainda não sabia e ja passei na frente umas 30 vezes

    Curtir

  3. Pingback: Passeios ao ar livre em São Paulo – Blog Vamos de Mochila

Deixe um comentário